CIDADANIA PASSO A PASSO – PROCEDIMENTO REALIZADO PELO NOSSO ESCRITÓRIO
1ª. Verificação o direito a cidadania (orientaremos passo a passo)
A cidadania italiana NÃO TEM LIMITE DE GERAÇÃO dadas as devidas considerações abaixo.
Primeiramente, você deve montar sua própria árvore genealógica, ou seja, sua ascendência. Para isso você terá que saber quem são seus ascendentes:
VOCÊ E AS CERTIDÕES DE SUA FAMÍLIA
SUA CERTIDÃO NASCIMENTO
Em sua certidão de nascimento estão os nomes de seus quatro avós (avós maternos e avós paternos).
CERTIDÃO DE NASCIMENTO SEUS PAIS
Na de seus pais você verá quem são os avós deles. Tendo à mão a certidão de nascimento de seu pai, por exemplo, saberá o nome de seus bisavós (que são os avós dele
CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE SEUS AVÓS
Se conseguir a certidão de nascimento de seu avô paterno, nascido no Brasil, terá o nome dos pais e avós dele; que são seus bisavós e tataravós respectivamente. Somente com esses documentos você já terá uma árvore genealógica, cinco, seis gerações contando você.
Com essas informações pegue um papel e escreva no topo o nome de seu italiano e vá colocando em linha reta quem são todos os descendentes dele até você. Veja o exemplo ilustrado abaixo:
Agora que você já montou sua árvore genealógica, vamos verificar o direito a cidadania.
RESUMIDAMENTE => QUEM TEM DIREITO A DUPLA CIDADANIA ITALIANA:
* DESCENDENTES: de um cidadão italiano nascido na Itália, não existe mais limite para concessão da cidadania, todos podem tirar ao mesmo tempo, inclusive tataranetos, hoje não é mais necessário esperar o bisneto obter a cidadania primeiro.
* LADO MATERNO: também é possível, mas deve ser analisado em separado, pois existem algumas exceções. Consulte-nos.
* POR CASAMENTO:
– MULHER (esposa) adquire automaticamente a dupla cidadania (conservando a cidadania original) pelo marido, se casou até o dia 27/04/1983, após esta data somente por naturalização.
– MARIDO nunca tem pela mulher somente por naturalização.
Entre em contato por e-mail para naturalização pelo casamento.
2ª. Levantamento das informações do italiano (orientaremos passo a passo )
Agora que você já viu que tem direito a cidadania italiana, precisamos buscar o nascimento de seu ancestral na Itália, e para isso precisamos colher algumas informações.
SUA FAMÍLIA
A base para se iniciar as pesquisas sobre a origem do seu ancestral italiano, está na sua própria família, ela por muitas vezes fornecerá tudo que você irá precisar.
Tente obter de seus parentes mais antigos o maior número de informações que puder. Ás vezes, as pessoas mais antigas da família guardam documentos como: passaporte, salvo conduto, registro de estrangeiros, ou algum outro, que poderá vir a indicar qual cidade/comune ou província o italiano nasceu. Muitas vezes, o sobrenome do italiano é muito comum, sendo assim, fica difícil tentar uma localização apenas pelo sobrenome. Mas, caso não seja comum poderemos verificar com uma boa margem de aproximação em nosso banco de dados. Usamos como ponto inicial das pesquisas a certidão de casamento (verifique no cartório onde ocorreu o casamento se há alguma informação extra no livro de casamentos que não constava na sua certidão, se também não houver nada no livro, tente obter junto ao cartório uma cópia do processo de habilitação de casamento, pois naquela época isso já existia e a fonte de informações do processo de habilitação é enorme).
Existe também as informações encontradas no óbito do italiano e de sua mulher, caso você não saiba como encontrar o óbito, basta verificar onde o italiano encontra-se sepultado, e a própria administração do cemitério informara a você em qual cartório se encontra a certidão de seu óbito.
Como se trata da história de sua família, APENAS você poderá obter as informações iniciais e necessárias.
3ª. Busca da certidão na Itália (serviço prestado por nós)
A certidão do ascendente italiano é base de tudo para a obtenção da cidadania. Se o italiano se casou também na Itália, teremos que buscar além de seu casamento o nascimento de sua mulher também.
4ª. Busca das demais certidões (serviço prestado por nós), lembrando QUE CADA CASO É UM CASO EM ESPECIFICO.
A documentação básica para obtenção da cidadania italiana (exemplo por BISAVÔ) é a seguinte:
– certidão nascimento (original italiana) do bisavô;
– certidão casamento bisavós(na Itália se ocorreu lá ou se ocorreu no Brasil;
– certidões óbito bisavô (se for falecido);
– certidões nascimento avô ;
– certidão casamento avô;
– certidões nascimento do pai;
– certidão casamento pais;
– certidão nascimento filho/filha;
– certidão casamento filho/filha.
# Notas importantes #
* 1. CERTIDÃO DE BATISMO – Caso não se encontre a certidão de nascimento, servirá a certidão de batismo.
* 2. NATURALIZAÇÃO DO ITALIANO – Se o italiano se naturalizou antes do nascimento do filho, o naturalizado, bem como seus descendentes, perderam o direito à cidadania italiana. CONSULTE-NOS CASO O ITALIANO TENHA SE NATURALIZADO.
* 3. CERTIDÕES DE CASAMENTO – Se, em função de um óbito ou de uma separação, existirem mais de um “casamento”, é necessário juntar a certidão de óbito da 1ª esposa (1º marido) e também o eventual segundo (terceiro…) casamento. Para esta situação CONSULTE-NOS!
* 4. CERTIFICADO DE RESERVISTA MILITAR – Todo homem com idade entre 18 anos e 45 anos deverá apresentar o seu certificado de reservista.
5ª. Apos verificar o passo a passo, envie um e-mail para barrosvallada@duplacidadania.com.br com suas informações abaixo: (Lembre-se quanto mais informações recebermos mais rápido será seu atendimento e com isso poderemos personalizar seu caso de forma mais ágil).
1. Quem é o italiano assim como quem são os descendentes dele até você.
2. Dados sobre o seu italiano:
• Nome completo do italiano,
• Filiação (pai e mãe),
• Data ou ano aproximado de nascimento,
• Local/Comune (município) ou Província(estado)
• Casamento – Se o italiano também se casou lá informar a data aproximada do casamento, assim como o nome, filiação, data aproximada de nascimento, local ou província de sua mulher.
3. Dados sobre os requerentes: local de residência, ou em caso de estar no exterior, sua última residência no Brasil, para podermos fazer a devida verificação.
4. Quais são os documentos que você já possui e quais ainda faltam, e se você sabem onde eles se encontram ou se ainda será necessária uma busca para localizá-los aqui no Brasil.
Contato