Av. Paulista, 2073, Horsa I, Cj. 2322 São Paulo – SP – Brasil | +55 (11) 3661-4726
Barros & Vallada Assessoria e Consultoria em Dupla Cidadania

Planejamento Internacional

No contexto de mercado globalizado, as empresas são desafiadas pelas exigências advindas da competitividade no ambiente em que estão inseridas. Esses desafios tornam-se mais complexos diante da necessidade estratégica de uma empresa expandir seus negócios para além das fronteiras nacionais, uma vez que envolve culturas distintas, normas específicas de cada país e gerenciamento de resultados globais e locais.

A internacionalização de uma empresa envolve, entre outras ações, a criação de parcerias, realização de investimentos, estabelecimentos de acordos e desenvolvimento de estratégias de expansão global. Assim, os diferentes modos de entrada de uma empresa em mercados internacionais são ações que ocorrem gradualmente e possuem um papel significativo no processo de internacionalização, uma vez que impacta as operações internacionais, o desempenho e a sobrevivência da empresa. Por isso, a escolha por um determinado modo de entrada é uma importante decisão estratégica.

A internacionalização das empresas, especialmente no caso brasileiro, depende de uma série de fatores: cultura empresarial, conhecimento do ambiente negocial, legislações e uma excelente estratégia. Ao mesmo tempo, as mudanças na estrutura produtiva mundial colocam novos desafios para os empresários e novas possibilidades de atuação.

Existem várias formas de estruturar uma estratégia de internacionalização, sendo que sua adequação depende de um conjunto de fatores que permeiam a cultura empresarial, os recursos materiais e as condições sócio-políticas.

Etapas para internacionalização:

ETAPA I – Panorama Geral
Análise da Empresa
Governança Corporativa
Hierarquização de Mercados Internacionais

ETAPA II – Análise do País
Fatores de Influência e Risco Políticos, Econômicos, Sociais, Tecnológicos
Análise de Clientes e Concorrentes
Análise jurídica/fiscal/contabil
Check List–Validação inLoco
Análise Viabilidade Econômica/Financeira (BusinessPlan)
Definição de Metas

ETAPA III – Internacionalização
Início Internacionalização
Análise da Estratégia e Tática por Mercado
Implantação Comercial no Exterior
Planejamento das Operações
Global Sourcing –Negociações Estratégicas
Check-list inLoco

ETAPA IV
Reports
Monitoramento
Update Data
Abertura de filial produtiva no exterior
Abertura de filial de distribuição no exterior
Estabelecimento acordos de cooperação industrial/comercial
Acordos de transferência de tecnologia
Aquisição de empresas já constituídas no país-alvo

• Governança Corporativa
Tomada como uma orientação estratégica organizacional, a internacionalização pode impactar significativamente as estruturas das empresas, devido às exigências competitivas do mercado internacional, para além daquelas cumpridas apenas no país de origem. Uma dessas estruturas afetadas pela internacionalização é a governança corporativa.
As empresas com níveis elevados de governança corporativa atraem mais investidores, reduzem seu custo de capital e valorizam suas ações.
A Barros & Vallada juntamente com seus parceiros ajudam a estruturar de forma consistente a Governança Corporativa antes mesmo da internacionalização.
Com a necessária e adequada estrutura de profissionais capacitados, prontificando-se a mais qualitativa prestação de serviços, colocando-se à inteira disposição de seus clientes, nas situações em que se apresentem questões preventivas, litigiosas, bem como planejamento para as operações internacionais.
Possuindo referida estrutura, primamos por uma prestação de serviços visando oferecer total guarida às empresas nacionais, bem como, aos investidores estrangeiros que queiram constituir/participar de organizações empresariais no País, nas áreas a seguir apresentadas.

• Investimentos
Nossa equipe atende demandas tanto de investidores quanto de empresas, além de focar em ativos imobiliários independentemente do ramo de atuação de seus clientes.

Com sólida experiência no mercado e ótimo relacionamento com os participantes do setor imobiliário, conta com profissionais que atuam em operações de investimento, desinvestimento, securitização e monetização de ativos imobiliários.

Atua com investimentos: shopping centers, prédios comerciais/residenciais, hotéis/resorts, loteamentos/condomínios residenciais, terrenos.
Projetos de infra-estrutura: eólica, gás, rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e agronegócio.

Para maiores informações, contate-nos!