Av. Paulista, 2073, Horsa I, Cj. 2322 São Paulo – SP – Brasil | +55 (11) 3661-4726
Barros & Vallada Assessoria e Consultoria em Dupla Cidadania

Elaboramos um gráfico para que você tenha um comparativo entre os processos realizados no Brasil e os processos realizados diretamente pela Itália.

 Quanto a …

PROCESSO NO BRASIL

 PROCESSO NA ITÁLIA*

Fila de espera De 4 à 15 anos dependendo doestado de residência do requerente Não há
Tempo de conclusão Mínimo de 1 ano e meio após o protocolo da documentação no consulado, mais um tempo sem estimativa para a confecção do passaporte. Média 3 meses, após o protocolo da documentação no Comune,podendo ser menos, com exceção dos requerentes que pertençam a circunscrição consular do RJ e  Curitiba onde o tempo médio é de 6 meses.
Documentação Nascimento, casamento e óbito desde o italiano até o requerente incluído os cônjuges Infinitamente menor
Erros de grafia Devem ser corrigidos Apenas 10% dos documentos necessitam correção.
Preparo da documentação Todos os documentos deverão estar corretos, sem erros, emoriginal, traduzidos e o processo deverá ser montado de acordo com a exigência de cada Consulado. Todos os documentos deverão ser em original, recentes, traduzidos e chancelados pelo Consulado.Erros de grafia são aceitos em 90% dos casos.
Documentação a ser apresentada Baseada em Leis italianas e Normativas consulares Baseada em Leis italianas, na Circular Italiana  K.28.1/91,etc.
Ida à Itália Não é necessária É obrigatória
Burocracia Enorme Grande, mas toda assessorada por nós, logo sem maiores problemas
Vantagem Custo menor Rapidez
Desvantagem Tempo de espera longo O requerente deverá ir a Itália para o trâmite processual.
Custo Médio Elevado
Documentos quando da conclusão da cidadania Apenas o passaporte emitido pelo consulado. Certidão de nascimento e casamento (se casado)transcritos na Itália, certidão de residência se for necessário , certidão de cidadania, bilhete de identidade e passaporte italianos.
Indicado Para quem não tem pressa Para quem necessita da cidadania de forma rápida.

* O gráfico comparativo aqui apresentado no que se refere a processo de cidadania realizado pela Itália, é usado como base apenas para os processos executados pelo nosso escritório. Para requerentes que pretendem reconhecer a cidadania sozinhos, não aconselhamos utilizar este gráfico como base de seu processo.